Darien, a surpreendente selva que interrompe a estrada Panamericana (Português)
A estrada
Panamericana e uma das rodovias mais longas do mundo, com perto de 30000 quilômetros
de extensão percorre o continente americano atravessando 14 países, centenas de
cidades e milhares de municípios ao longo de o continente todo.
Esta
rodovia foi inaugurada no 1 de julho de 1935 e não surgiu como um projeto conjunto
dos diferentes Estados Americanos, senão que foi produto de uma interligação das
distintas estradas, atravessando assim os distintos territórios. A panamericana
começa em Proudhoe Bay na Alasca e finaliza na cidade Argentina de Usuahia, mas
não e um tramo reto e continuo, pelo contrário o trajeto e interrompido na Panama,
mais precisamente no corregimento de Yaviza e continua 130 quilometro ao sul no
município de Lomas Aisladas na Colômbia.
Então ¿Por que não se constroem os 130 quilômetros
faltantes? ¿Que e
o que impede isso? Bem, o que interrompe a estrada Panamericana, e a selva do Darién,
também conhecida como o “Tampão do Darien “e longe de ser uma selva só, ela esconde uma grande
quantidade de coisas interessantes e únicas que fazem de este ecossistema um lugar
único no mundo. A continuação a gente vai repassar as características geográficas
principais da região assim como também os
perigos que implicam tentar atravessa-la pela via terrestre
Geografia
da selva do
Declarada como patrimônio da humanidade pela Unesco, a selva do Darien localiza-se na fronteira entre a Colômbia e a
Panama, tem uma superfície de 5000 quilômetros quadrados e perto de 130 quilômetros
de extensão Norte-Sul, es
uma selva tropical que tem a particularidade de ser um dos locais com mias precipitações
no mundo, sendo assim um lugar muito úmido.
Possuí uma grande variedade de ecossistemas, uma grande parte do lado
colombiano es atravessada pela cordilheira dos andes chegando a ter picos de
mais de 2500 metros de altitude, além disso possui uma grande quantidade de
praias, igarapés e rios navegáveis, muitos dos quais compõem a bacia que abastece
de água doce o Canal de Panama.
Destaca-se sua grande biodiversidade, já que aqui se encontra uma considerável
quantidade de flora e fauna, a maioria dela endêmica. Segundo pesquisas registraram-se a existência de 169 espécies de mamíferos,
533 espécies de aves e ao redor de 100 espécies diferentes de répteis e anfíbios.
O lado Panamenho compõe toda a extensão da Provincia do Darien onde se
encontra o Parque Nacional de Chagres, declarado reserva da Biosfera da
Humanidade pela Unesco, dentro de este parque existem espaços abertos ao
publico entre os que se destacam La estação cientifica Cana e o centro Ambiental.
Porem es importante destacar que o Darien não es um lugar desabitado, muito
pelo contrário há séculos esta região e habitada ao longo da sua extensão por
comunidades Indígenas (os Emberá, Kuna e os Wounaan as tribos mais numerosas) além de ter
albergado o primeiro assentamento colonial Espanhol, que logo zarpo para o
Norte se assentando na atual cidade de Panama.
Perigos de cruzar o Darien a pê
O Darien es do mesmo modo uma passagem fronteiriça atravessada por
milhares de migrantes ao ano procedentes de Países dos mais diversos, entre
eles a Cuba e o Haiti, mas também de países da África como a Somália, a Gana e
o Senegal, com o objetivo de cruzar para a Panama desde a Colômbia e de ali
seguir rumo para os Estados Unidos procurando uma vida melhor.
Esta Passagem fronteiriça e considerada uma das mais perigosas do mundo,
onde dezenas de pessoas morrem por ano. Os perigos a enfrentar são os seguintes:
1) - A
presença de animais como onças pintadas, Pumas e aranhas de mais de 25 cm de comprimento,
também mosquitos transmissores de doenças como a Malária
2) - A
desidratação e os extravios são frequentes dado que es impossível atravessar o
Darien sem um guia. De fato, a vegetação e tão densa que reduz a visão incluso de
dia
3) - As
máfias que se encontram ao longo do Darien, entre eles narcotraficantes, ladrões
e grupos paramilitares que roubam a todo aquele que passar pelo seu território.
Nesta linha estão os falsos guias cuja verdadeira dedicação e o tráfico de
pessoas
4) - Os
Rios lá são caudalosos e tem corrente fortes podendo arrastrar pessoas, o mais
perigoso e o Rio Turquesa batizado como “Rio da Morte”
5) -As
deportações que são muito frequentes
Conclusão
Com todo o nomeado anteriormente a gente vê que
a construção dos 130 quilômetros restantes para ligar toda a rodovia Panamericana
traria mais problemas que soluções porque teria um grande custo ambiental para
a zona, a biodiversidade seria seriamente afetada tanto assim quanto as
comunidades indígenas que moram lá ,além disso as atividades como o narcotráfico
aumentariam na região
Comentarios
Publicar un comentario